As conferências reunidas nesta obra são fruto de muitos anos de reflexão e oração. O autor não pretendia publicá-las, e por isso, nunca as redigiu por escrito, mas seus ouvintes, julgando que elas poderiam fazer bem às almas, tinham tomado muitas notas e pediram licença ao autor para publicá-las, organizando-as de modo a conservar o seu modo peculiar.
A preocupação dominante do autor, que recebeu as confidências de muitas pessoas inquietas, é dilatar a alma, libertá-la da escravidão de si mesma, facilitando-lhe a ascensão para Deus, conduzindo-as Àquele que é "o caminho, a verdade e a vida".
"Tendo folheado pessoalmente nestes últimos dias (...) os livros 'Jesus Cristo vida da alma' e 'Jesus Cristo nos seus mistérios' facilmente verificamos serem justíssimos os louvores a eles tecidos como próprios para excitar e alimentar nas almas a chama do amor divino. (...) Logo se vê que oportunamente fomentam o zelo em imitar e em viver d’Aquele que 'por Deus foi feito para nós sabedoria justiça santificação e redenção'". (Papa Bento XV, 1919)