O Combate Espiritual e O caminho do Paraíso são dois clássicos de espiritualidade escritos pelo Pe. Lourenço Scupoli (1530-1610). Nesta edição, o leitor encontrará estas duas grandes obras em um único volume.
Tudo quanto este pequeno tratado ensina é doutrina Vossa, já que fostes Vós que nos ensinastes a desconfiarmos de nós mesmos e confiarmos em Vós, combatendo e orando sem cessar.
Para o combate, é preciso um destemido chefe, que dirija a batalha e fortaleça o ânimo dos soldados, que lutam com maior ardor, quando guiados por um general invencível. O combate espiritual não terá, talvez, a mesma necessidade?
Um dos dirigidos do Pe. Scupoli foi o jovem conde Francisco de Sales, moço ilustre, a quem sorriam as esperanças da vida, mas que, aos sábios conselhos do Pe. Scupoli, desprezou as falácias terrenas e os brasões de sua aristocracia, dedicando-se todo a Deus.
E o Santo Bispo de Genebra nunca esqueceu as excelentes lições de seu antigo diretor: os livros de São Francisco de Sales, máxime Filoteia, estão baseados nos conselhos que o Pe. Scupoli exara no livro O Combate Espiritual.