Eclesiastes, 7
1 Quem sabe o que é bom para o homem na vida. durante os dias da sua vida de vaidade, que passa como a sombra? Ou quem lhe poderá mostrar o que está para suceder depois dele debaixo do sol?
2 É melhor o bom nome do que os perfumes preciosos, e o dia da morte (do justo) do que o dia do nascimento.
3 É melhor ir a uma casa que está de luto, do que a uma casa de banquete, porque naquela recorda-se (com proveito) o fim de todos os homens, e o que está vivo considera (indo lá) no que (um dia) lhe há-de acontecer.
4 É melhor a tristeza do que o riso, porque o rosto triste faz bem ao coração.
5 (E assim) o coração dos sábios está na casa de luto, e o coração dos insensatos na casa de alegria (frívola)
6 É melhor ser repreendido pelo sábio, do que ouvir o canto (de adulação) dos insensatos.
7 Com efeito, como o crepitar dos espinhos que ardem debaixo de uma panela, assim é o riso do Insensato; mas também isto é vaidade.
8 A opressão pode enlouquecer o sábio, e os presentes corrompem o coração.
9 É melhor o fim duma coisa do que o princípio. É melhor o homem paciente, do que o arrogante.
10 Não sejas fácil em te irar, porque a ira repousa no coração do insensato.
11 Não digas: Donde vem que os tempos passados foram melhores que os de agora? Semelhante pergunta não é inspirada pela sabedoria.
12 A sabedoria com riqueza é útil, e aproveita aos que vêem o sol.
13 Porque, assim como a sabedoria protege, assim também protege o dinheiro; mas a sabedoria tem a vantagem de dar a vida (sobrenatural) ao seu possuidor.
14 Considera as obras de Deus: quem poderá endireitar o que ele fez curvado?
15 Goza dos bens no dia bom, reflete no dia mau, porque Deus, assim como fez este, assim também fez aquele de forma que o homem não descubra o que há-de acontecer.
16 Eu também vi isto nos dias da minha vaidade: um justo que perece na sua justiça, e um ímpio que vive muito tempo na sua malícia.
17 Não sejas demasiado justo nem demasiado sábio; pois, para que te queres arruinar?
18 Não faças muito mal e não sejas insensato, para que não venhas a morrer antes do tempo.
19 Bom é que tomes conta disto e não ponhas de lado aquilo, porque o que teme a Deus, nada descura.
20 A sabedoria fez o sábio mais forte do que dez príncipes de uma cidade.
21 Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e que não peque.
22 Não inclines o teu coração a ouvir todas palavras que se dizem, para que não ouças talvez o teu servo dizer mal de ti.
23 A tua consciência sabe que também tu muitas vezes tens dito mal dos outros.
24 Tudo isto quis buscar na sabedoria. Eu disse: "Far-me-ei sábio", — mas a sabedoria está longe de mim.
25 Continua distante o que estava distante, e profundo, o profundo: quem o poderá sondar?
26 Pus-me a explorar e buscar, com a minha mente, a sabedoria e a razão das coisas, e reconheci que a maldade é uma demência, e que uma conduta insensata é um delírio.
27 Achei que é mais amargosa do que a morte a mulher (corrompida), a qual é um laço de caçadores, sendo o seu coração uma rede, e as suas mãos umas cadeias. Aquele que agrada a Deus, fugirá dela; o que, porém, é pecador, será apanhado por ela.
28 Eis o que eu achei, diz o Eclesiaste, depois de ter conferido uma coisa com outra, para encontrar a razão.
29 O que, porém, a minha alma ainda busca, sem ter encontrado (é o seguinte): Entre mil homens achei um (digno deste nome), e entre todas as mulheres nem uma só achei.
30 O que eu únicamente achei foi que Deus criou o homem reto, e que ele mesmo se meteu em infinitas questões (e perigos). Quem é como o sábio? E quem conhece a explicação das coisas?
Notas:
Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.
Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.
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