Eclesiástico, 10
1 O juiz sábio fará justiça ao seu povo, e o governo do homem sensato será estável.
2 Qual o juiz do povo, tais os seus ministros; qual o governador da cidade, tais os seus habitantes.
3 O rei pouco sensato perderá o seu povo, e as cidades povoar-se-ão pelo bom senso dos governantes.
4 O domínio sobre um pais está na mão de Deus, e ele é que, a seu tempo, suscitará um governador útil.
5 A prosperidade do homem está na mão de Deus, e é ele que põe o sinal da sua honra sobre a fronte do escriba.
6 Esquece-te de todas as injúrias que recebeste do teu próximo, e não faças nada por via de violência. A soberba é aborrecida por Deus e pelos homens, e toda a iniquidade das nações é execrável.
8 Um reino é transferido dum povo para outro, por causa das injustiças, das violências, dos ultrajes e de diversos enganos.
9 Não há coisa mais criminosa do que o avarento. Por que se ensoberbece a terra e a cinza?
10 Não há coisa mais iníqua do que amar o dinheiro; o que o ama venderia até a sua alma, visto que se despojou, em vida, das próprias entranhas.
11 A vida de todo o potentado é breve. A doença prolongada fatiga o médico.
12 O médico atalha a doença de pouca dura; assim um que hoje é rei, amanhã morrerá.
13 Quando morrer o homem, terá por herança as serpentes, os bichos, os vermes.
14 O princípio da soberba do homem é renegar a Deus,
15 porque o seu coração afasta-se daquele que o criou, porque o princípio de todo o pecado é a soberba. Aquele que se entrega a ela, será cheio de maldições, e ela por fim será a sua ruína.
16 Por isso é que o Senhor cobriu de opróbrios as assembleias dos maus, e as destruiu para sempre.
17 Deus destruiu os tronos dos chefes soberbos, e em seu lugar colocou os mansos.
18 Deus fez secar as raízes das nações soberbas, e plantou os que eram humildes dentre as mesmas nações.
19 O Senhor destruiu as terras das nações, e as arruinou até aos alicerces.
20 Mirrou muitas delas e destruiu-as, e fez apagar a sua memória de cima da terra.
21 Deus aboliu a memória dos soberbos, e conservou a dos humildes de coração. A soberba não foi criada com o homem, nem a ira com os nascidos das mulheres.
23 A descendência do homem, que teme a Deus, será honrada, porém aquela que transgride os mandamentos do Senhor, será desonrada.
24 Entre os irmãos, a honra é para o que governa; na presença do Senhor, serão honrados aqueles que o temem.
25 A glória dos ricos, dos nobres e dos pobres, é o temor de Deus.
26 Não desprezes o homem justo, ainda que pobre, e não glorifiques o pecador, ainda que rico.
27 O grande, o juiz e o poderoso gozam de honra; porém ninguém é tão grande como aquele que teme a Deus.
28 Os homens livres sujeitar-se-ão a um servo prudente; o homem prudente e educado não murmurará quando for repreendido, e o ignorante não será honrado.
29 Não te orgulhes do trabalho que fazes, e não te abandones à preguiça no tempo da adversidade.
30 Vale mais o que trabalha e que tudo tem em abundância, do que o jactancioso que não tem pão.
31 Filho, conserva a tua alma na mansidão, e dá-lhe a honra que ela merece.
32 Quem justificará o que peca contra a sua alma? E quem honrará o que desonra a sua vida?
33 O pobre encontra a glória na sua ciência e no seu temor (de Deus); há quem seja (apenas) respeitado por causa das suas riquezas.
34 Ora o que é glorificado na pobreza, quanto mais o seria nas riquezas? Mas o que baseia a sua glória nas riquezas, tema a pobreza.
Notas:
Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.
Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.
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