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Eclesiástico, 47
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Eclesiástico

Eclesiástico, 47

1 Depois disto, levantou-se Natan profeta no tempo de Davi.

2 Assim como a gordura da vítima se separa da carne, assim Davi foi separado (ou escolhido) dentre os filhos de Israel.

3 Brincou com os leões como com cordeiros, e tratou os ursos como cordeirinhos.

4 Não foi ele quem, na sua mocidade, matou o gigante, e quem tirou o opróbrio do seu povo?

5 Levantando a mão, com a pedra da funda fez cair por terra o orgulho de Golias,

6 porque ele invocou o Senhor Todo-Poderoso, o qual deu à sua dextra força para derrubar um homem valente na guerra, e para exaltar o poder do seu povo. Também foi celebrado por causa (da morte) dos dez mil homens, tornou-se ilustre com as bênçãos do Senhor, e foi-lhe oferecida uma coroa de glória,

8 porque desbaratou os inimigos por todas as partes, exterminou os Filisteus, seus adversários, até ao dia de hoje, abateu o seu poder para sempre.

9 Em todas as suas obras deu graças ao Santo e ao Excelso com palavras de louvor.

10 Louvou o Senhor de todo o seu coração, amou a Deus que o criou e lhe deu força contra os inimigos.

11 Estabeleceu cantores para estarem diante do altar, e compôs suaves melodias para os seus cânticos.

12 Deu esplendor às festividades, brilho aos dias solenes até ao fim da sua vida, para que louvassem o santo nome do Senhor, e engrandecessem desde manhã a santidade de Deus.

13 O Senhor o purificou dos seus pecados, exaltou para sempre o seu poder, e assegurou-lhe, por um pacto, a realeza e um trono de glória em Israel.

14 Sucedeu-lhe seu filho sábio; o Senhor, por amor dele, destruiu todo o poder dos seus inimigos.

15 Salomão reinou em dias de paz; Deus submeteu-lhe todos os seus inimigos, para que fundasse uma casa ao seu nome, e lhe preparasse um santuário eterno. Quão bem instruído foste na tua mocidade!

16 Foste cheio de sabedoria, como um rio. A tua alma cobriu a terra,

17 e encheste-la de sentenças misteriosas. O teu nome tornou-se célebre até às ilhas remotas, e foste amado na tua paz.

18 Os teus cânticos, provérbios, parábolas e interpretações foram admirados por toda a terra.

19 Em nome do Senhor Deus, que é chamado o Deus de Israel,

20 ajuntaste ouro, como se fosse estanho, e amontoaste prata como chumbo;

21 (mas) depois inclinaste-te para as mulheres, entregaste à libertinagem o teu corpo,

22 puseste mácula na tua glória, profanaste a tua geração, fazendo com que viesse a ira sobre os teus filhos, o castigo sobre a tua loucura,

23 causando com isso um cisma no reino, e fazendo sair de Efraim uma dominação cruel.

24 Mas Deus não abandonará a sua misericórdia, não destruirá nem aniquilará as suas obras, não arrancará pela raiz a posteridade de (Daride) seu escolhido, não exterminará a linhagem desse varão amante do Senhor.

25 Por isso deixou um resto a Jacó, e a Davi (um rebento) da sua linhagem.

26 E morreu Salomão com seus pais.

27 Deixou depois de si um filho, (que foi causa da) loucura do povo.

28 um homem falto de prudência, chamado Roboão, que afastou de si o povo com o seu (mau) conselho;

29 e Joroboão, filho de Nabat, que fez pecar Israel, e abriu a Efraim o caminho do pecado. Houve grandíssima inundação dos seus crimes,

30 por causa dos quais foram muitas vezes lançados fora da sua terra.

31 (Israel) entregou-se a todo o género de maldades, até que veio a vingança, que pôs um termo a todos os pecados.

Notas:

Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.

Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.

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