Bíblia online

Capítulos

Esdras, 10
Procurar:
Esdras

Esdras, 10

1 Enquanto Esdras, chorando, fazia esta oração e esta confissão, prostrado diante do templo de Deus, uma grande multidão de Israel, de homens, mulheres e meninos, juntou-se ao pé dele, e o povo irrompeu num pranto desfeito.

2 Então Sequenias, filho de Jeiel, dos filhos de Elão, respondeu a Esdras: Nós prevaricámos contra o nosso Deus, tomámos mulheres estrangeiras dos povos desta terra. Contudo, agora, se Israel se arrepende disto,

3 façamos um pacto com o Senhor nosso Deus, de que lançaremos fora todas as mulheres e os filhos nascidos delas, conformando-nos com a vontade do Senhor e com a dos que respeitam os preceitos do Senhor nosso Deus. Faça-se segundo a Lei.

4 Levanta-te, a ti pertence resolver. Nós seremos contigo. Cobra alento, e põe mãos à obra.

5 Levantou-se Esdras e obrigou a jurar aos chefes dos sacerdotes, dos Levitas e de todo o Israel, que fariam como se acabava de dizer, e eles o juraram.

6 Esdras partiu de diante da casa de Deus, e foi a casa de Joanan, filho de Elisib; entrando ali, não comeu pão nem bebeu água, porque chorava o pecado daqueles que tinham voltado do cativeiro.

7 Deitou-se um pregão, em Judá e em Jerusalém, a todos os filhos que tinham vindo do cativeiro, para que se juntassem em Jerusalém.

8 A todo o que não comparecesse dentro de três dias, conforme a ordem dos chefes e dos anciãos, lhe seriam confiscados todos os seus bens; (além disso) esse tal seria lançado fora do ajuntamento dos que tinham vindo do cativeiro.

9 Concorreram, portanto, todos os homens de Judá e de Benjamim, dentro de três dias, a Jerusalém, no dia vinte do nono mês. Todo o povo compareceu na praça do templo de Deus, tremendo por causa dos seus pecados e por causa das chuvas.

10 O sacerdote Esdras levantou-se e diese-lhes: Vós prevaricastes, casando com mulheres estrangeiras, acrescentando este aos outros delitos de Israel.

11 Agora, confessai o vosso pecado ao Senhor Deus de vossos pais e fazei o que é do seu agrado; separai-vos dos povos desta terra e das mulheres estrangeiras.

12 Toda a multidão respondeu em alta voz: Faça-se como nos disseste.

13 Todavia, como o povo é numeroso e é tempo de chuva, não podemos estar de fora; demais, isto não é obra de um dia nem de dois, porque gravissimamente pecámos.

14 Estabeleçam-se alguns chefes para representar toda a multidão; todos os que em nossas cidades casaram com mulheres estrangeiras venham em tempos determinados, juntamente com os anciãos e os magistrados de cada cidade, até que se aparte de nós a ira do nosso Deus, por causa deste pecado.

15 Opuseram-se a isto Jonatan, filho de Azael, e Jaasia, filho de Tecué, apoiados pelos Levitas Mosolão e Sebetai.

16 Todavia os filhos (que tinham vindo) do cativeiro fizeram conforme havia sido proposto. Esdras, sacerdote, e os chefes das familias segundo as casas dos seus pais designados todos pelos seus nomes, sentaram-se (no seu tribunal) no primeiro dia do décimo mês para examinar o assunto.

17 Acabaram de fazer a conta de todos os homens que tinham tomado mulheres estrangeiras, no primeiro dia do primeiro mês,

18 Dos filhos dos sacerdotes, achou-se que tinham casado com mulheres estrangeiras os seguintes: Dos filhos de Josué, filho de Josedec, e seus irmãos, acharam -se: Maasia, Eliezer, Jarib e Godolia.

19 Estes prometeram, estendendo a sua mão, despedir suas mulheres e oferecer um carneiro do rebanho pelo seu delito.

20 Dos filhos de Emer: Hanani e Zebedia.

21 Dos filhos de Harim: Maasia, Elia, Semeia, Jeiel e Ozias.

22 Dos filhos de Fasur: Elioenai, Maasia, Ismael, Nalauael, Jozabed e Blasa.

23 Dos filhos dos Levitas: Jozabed, Semei e Celaia, chamado também Calila, Falaia, Judà e Eliezer.

24 Dos cantores: Eliasib. Dos porteiros: Seium, Telem e Uri.

25 (Do povo) de Israel: Dos filhos de Faros: Remeia, Jezia, Melquia, Miamin, Eliezer, Melquia e Banaias;

26 dos filhos de Elão: Matania, Zacarias, Jeiel, Abdi, Jerimot e Elia;

27 dos filhos de Zetua: Elioenai, Eliasib. Matania, Jerimot, Zabad e Aziza;

28 dos filhos de Bebai: Joanan, Hanauia, Zabai e Alalai;

29 dos filhos de Bani: Mosolão, Meiuc, Adaia, Jasub, Saal e Ramot;

30 dos filhos de Faat-Moab: Edna, Calai, Banaias. Maasias, Màtanias, Beseleel, Benui e Manassés;

31 dos filhos de Harim: Eliezer, Jesias, Melquias. Semeias, Simeão,

32 Benjamim, Maloc, Samarias;

33 dos filhos de Hasom: Matanai, Malata, Zabad, Elifelet, Jermai, Manassés e Semei;

34 dos filhos de Bani: Maadí, Amrão, Vel,

35 Banaias, Badaias, Queliau,

36 Vania, Merimul, Eliasib,

37 Malanías, Malanai, Jasi,

38 Bani, Benui, Semei,

39 Salmias, Natan, Adaías,

40 Mecnedebai, Sisai, Sarai,

41 Ezrel, Selemiau, Semeria,

42 Seium, Amaria, José;

43 dos filhos de Nebo; Jeiel, Matalias, Zabad, Zabina, Jedu, Joel, Banaias.

44 Todos estes tinham tomado mulheres estrangeiras, e destas havia algumas que tinham tido filhos.

Notas:

Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.

Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.

Produtos recomendados:

Compartilhe este capítulo da bíblia: