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I Coríntios, 12
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I Coríntios

I Coríntios, 12

1 Sobre os dons espirituais não quero, Irmãos, que estejais na ignorância.

2 Sabeis que, quando éreis gentios, concorríeis aos simulacros mudos, conforme éreis levados.

3 Portanto faço-vos saber que ninguém, que fala pelo Espírito de Deus, diz: "Maldito seja Jesus." E ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", senão pelo Espírito Santo.

4 Há, com certeza, diversidade de graças, mas um mesmo é o Espírito;

5 e os ministérios são diversos, mas um mesmo é o Senhor;

6 e as operações são diversas, mas o mesmo Deus é o que opera tudo em todos.

7 A cada um é dada a manifestação do Espírito para utilidade comum.

8 Assim, a um é dada pelo Espírito a linguagem da sabedoria; a outro, a linguagem da ciência, segundo o mesmo Espírito;

9 a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, o dom das curas, pelo mesmo Espírito;

10 a outro, o dom de operar milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, a interpretação das línguas.

11 Mas todas estas coisas as opera um só e o mesmo Espírito, repartindo a cada um como quer.

12 Do mesmo modo que o corpo é um e tem muitos membros, mas todos os membros do corpo, embora sejam muitos, são contudo um só corpo, assim é também Cristo.

13 Com efeito, num mesmo Espírito fomos baptizados todos nós, para sermos um só corpo, quer sejamos Judeus ou Gregos, servos ou livres, e todos temos bebido de um só Espírito.

14 Efetivamente, também o corpo não é um membro, mas muitos.

15 Se o pé disser: "Porque não sou mão, não sou do corpo" — acaso deixa ele, por isso, de ser do corpo?

16 E se a orelha disser: "Visto que não sou olho, não sou do corpo" — porventura deixa ela, por isso, de ser do corpo?

17 Se o corpo fosse todo olhos, onde estaria o ouvido? Se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato?

18 Deus, porém, pôs os membros no corpo, cada um deles como quis.

19 Se todos os membros fossem um só membro, onde (estaria) o corpo?

20 Mas a verdade é que são muitos os membros, e um só o corpo.

21 O olho não pode dizer à mão: "Não necessito do teu serviço", nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não me sois necessários."

22 Antes, pelo contrário, os membros do corpo, que parecem mais fracos, são os mais necessários,

23 e os que temos por mais vis membros do corpo, a esses cobrimos com mais decoro; e os que em nós são menos honestos, os recatamos com maior decência.

24 Os nossos membros honestos não têm necessidade disso, mas Deus dispôs o corpo, dando maior honra aquele (membro) que a não tinha em si,

25 para que não haja desacordo no corpo, mas os membros tenham o mesmo cuidado uns pelos outros.

26 De maneira que, se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se um membro recebe glória, todos os membros se regozijam com ele.

27 Ora vós sois corpo de Cristo, e cada um, por sua parte, um dos seus membros.

28 E assim a alguns constituiu Deus na Igreja: em primeiro lugar, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, doutores; depois, os que têm o poder de operar milagres; depois, os que têm o dom das curas, de assistir (a seus irmãos), de governar, de falar diversas línguas.

29 São porventura todos apóstolos? Todos profetas? Todos doutores? Todos taumaturgos?

30 Têm todos o dom de curar doenças? Falam todas diversas línguas? Têm todos o dom de as interpretar?

31 Aspirai, pois, aos dons superiores. E eu vou mostrar-vos um caminho ainda mais excelente.

Notas:

Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.

Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.

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