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I Samuel, 19
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I Samuel

I Samuel, 19

1 Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos, para que matassem Davi, mas Jônatas, filho de Saul, amava extremosamente Davi.

2 Jônatas avisou Davi, dizendo: Saul, meu pai, procura matar-te, por isso rogo-te que te guardes amanhã de manhã, te retires a um lugar oculto, onde te escondas.

3 Eu sairei e conservar-me-ei junto de meu pai no campo onde tu estiveres, falarei de ti a meu pai e te avisarei de tudo o que souber.

4 Jônatas, pois, falou em favor de Davi a Saul, seu pai, e disse-lhe: Não peques, ó rei, contra Davi, teu servo, porque ele não pecou contra ti, e os seus serviços foram-te muito úteis.

5 Expôs a sua vida ao perigo, matou o Filisteu , e o Senhor salvou (por meio dele) todo o Israel por um modo maravilhoso; tu o viste e te alegraste. Por que queres, pois, pecar contra sangue inocente, matando Davi, que não tem culpa?

6 Saul, tendo ouvido isto, aplacado com as razões de Jônatas, jurou: Viva o Senhor, que ele não morrerá.

7 Jônatas chamou, pois, Davi, e contou-lhe todas estas coisas; a seguir, levou-o à presença de Saul, e (Davi) ficou vivendo junto dele, como antes.

8 Quando recomeçou a guerra, Davi, saindo, com­bateu contra os Filisteus, fazendo neles grande destroço e obrigando-os a fugir diante dele

9 E o espírito maligno, mandado pelo Senhor, apoderou-se de Saul. Estava este sentado em sua casa, com um a lança na mão, e Davi e tocava harpa.

10 Saul tentou atravessar Davi com a lança contra a parede, mas Davi desviou-se, e a lança, sem o ofender, foi cravar se na parede. Davi fugiu e salvou-se aquela noite.

11 Mandou, pois, Saul os seus guardas a casa de Davi para lho terem seguro e para ser morto pela manhã. Porém Davi foi avisado por Micol, sua mulher, que lhe disse: Se te não puseres a salvo esta noite, amanhã morrerás.

12 Ela fê-lo descer por uma janela, e ele fugiu e salvou-se.

13 Em seguida Micol tomou uma estátua, deitou-a em cima da cama, pôs-lhe ao redor da cabeça uma pele de cabra com o pêlo, e cobriu-a com a roupa.

14 Saul mandou guardas para prenderem Davi, mas foi-lhes respondido que estava doente.

15 Saul mandou segunda vez mensageiros com ordens de ver Davi, dizendo-lhes: Trazei-mo no seu mesmo leito, para ser morto.

16 Tendo chegado os mensageiros, encontraram em cima da cama a estátua que tinha em roda da cabeça uma pele de cabra.

17 Saul disse a Micol: Por que me enganaste assim e deixaste fugir o meu inimigo? Micol respondeu a Saul: Porque ele me disse: Deixa-me ir, senão matar-te-ei.

18 Davi, pois, fugiu e pôs-se a salvo. Foi ter com Samuel a Rama e contou-lhe tudo o que Saul lhe tinha feito. Depois retiraram-se, ele e Samuel, e habitaram em Naiot.

19 Noticiaram a Saul: Davi está em Naiot de Rama.

20 Saul mandou guardas para prenderem Davi, mas tendo eles visto um grupo de profetas que profetizavam , com Samuel à frente, o Espírito do Senhor apoderou-se também deles, e começaram também a profetizar.

21 Tendo isto sido contado a Saul, mandou outros mensageiros, mas estes também profetizaram. De novo mandou Saul terceiros mensageiros, mas também estes profetizaram. Então Saul, cheio de cólera,

22 foi ele próprio a Rama, chegou até à grande cisterna, que há em Soco, e perguntou: Em que lugar estão Samuel e Davi? Foi-lhe respondido: Estão em Naiot de Rama.

23 Partiu para Naiot de Rama, mas apoderou-se também dele o Espírlto do Senhor, e ia andando, e profetizando (por todo o caminho) até que chegou a Naiot de Rama.

24 (Chegando lá) despojou-se também ele das suas vestes, e profetizou com os outros diante de Samuel, e esteve nú, por terra, aquele dia e aquela noite. Daqui tomou origem o provérbio: Também Saul entre os profetas?

Notas:

Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.

Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.

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