Bíblia online

Capítulos

Números, 13
Procurar:
Números

Números, 13

1 Depois disto-o povo partiu de Haseroth, e levantou as tendas no deserto de Faran.

2 Neste lugar o Senhor falou a Moisés, dizendo:

3 Envia homens, um dos principais por cada tribo, que reconheçam a terra de Canaã, que eu hei-de dar aos filhos de Israel,

4 Moisés fez o que o Senhor mandara, enviando do deserto de Faran homens de entre os principais, cujos nomes são estes;

5 Da tribo de Ruben, Samua, filho de Zecur.

6 Da tribo de Simeão, Safath, filho de Huri.

7 Da tribo de Judá, Caleb, filho de Jefone.

8 Da tribo de Issacar, Igal, filho de José.

9 Da tribo de Efraim, Oséias filho de Nun.

10 Da tribo de Benjamim, Falti filho de Rafu.

11 Da tribo de Zabulon, Gediel, filho de Sodi.

12 Da tribo de Manassés, Gadi, filho de Susi.

13 Da tribo de Dan, Amiel, filho de Gemali.

14 Da tribo de Aser, Stur, filho de Miguel.

15 Da tribo de Neftali, Naabi, filho de Vapsi.

16 Da tribo de Gad, Guel, filho de Mafri.

17 Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a reconhecer a terra. A Oséias filho de Nun, pôs-lhe o nome de Josué.

18 Moisés, pois, enviou-os a reconhecer a terra de Canaã, e disse-lhes: Subi pela parte do meio-dia e, quando tiverdes chegado aos montes,

19 considerai que terra é essa, e o povo que a habita, se é valente ou fraco, se é em pequeno ou grande número;

20 reparai se a mesma terra é boa ou má; como são as cidades, se muradas ou sem muros;

21 Se o terreno é fértil ou estéril, com arvoredos ou sem árvores. Tende coragem, e trazei-nos dos frutos da terra. Era então o tempo em que as uvas temporãs já podem ser comidas.

22 Tendo, pois, partido, exploraram a terra desde o deserto de Sin, até Roob, à entrada de Emath.

23 Subiram para o meio-dia e foram a Hebron, onde estavam Aquiman, Sisai e Tolmai, filhos de Enac. Hebron foi fundada sete anos antes de Tanis, cidade do Egito.

24 Caminhando até ao Vale do Cacho, cortaram um ramo de vide com o seu cacho, o qual levaram dois homens numa vara. Colheram também romãs e figos daquele lugar,

25 que foi chamado Neelescol, isto é, Vale do Cacho, por causa do cacho que de lá levaram os filhos de Israel.

26 Tendo voltado os exploradores, passados quarenta dias, depois de haverem percorrido toda a região,

27 foram ter com Moisés, com Aarão e com todo o ajuntamento dos filhos de Israel no deserto de Faran, que é em Cades. Falando a eles e a toda a multidão, mostraram os frutos da terra

28 e fizeram esta narração: Fomos à terra, onde tu nos enviaste, a qual na verdade mana leite e mel, como se pode reconhecer por estes frutos.

29 Porém tem habitantes fortíssimos, e cidades grandes e muralhas. Ali vimos a raça de Enac.

30 Amalec habita ao meio-dia: o Heteu, o Jebuseu e o Amorreu habitam nas montanhas; o Cananeu habita junto do mar e ao longo do rio Jordão.

31 Entretanto Caleb, para refrear a murmuração do povo, que começava a levantar-se contra Moisés, disse: Vamos e tomemos conta da terra, porque nós poderemos conquistá-la.

32 Mas os outros, que tinham ido com ele, diziam: De nenhuma sorte podemos ir contra este povo, porque é mais forte do que nós.

33 E diante dos filhos de Israel depreciaram o pais que tinham explorado, dizendo: A terra que percorremos, devora os seus habitantes: o povo que vimos, é de estatura extraordinária

34 Até gigantes lá vimos, filhos de Enac, da raça dos gigantes, comparados com os quais nós parecemos gafanhotos.

Notas:

Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.

Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.

Produtos recomendados:

Compartilhe este capítulo da bíblia: