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São Mateus, 11
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São Mateus

São Mateus, 11

1 Tendo Jesus acabado de dar estas instruções aos seus doze discípulos, partiu dali para ir ensinar e pregar nas cidades deles.

2 E como João, estando no cárcere, tivesse ouvido falar das obras de Cristo, enviou dois de seus discípulos,

3 a perguntar-lhe: "És tu aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?"

4 Jesus respondeu-lhes: "Ide e contai a João o que ouvistes e vistes:

5 Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, os pobres são evangelizados;

6 e bem-aventurado aquele que não encontrar em mim motivo de escândalo."

7 Tendo eles partido, começou Jesus a falar de João às turbas: "Que fostes vós ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento?

8 Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas delicadas? Mas os que vestem roupas delicadas vivem nos palácios dos reis.

9 Mas que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e ainda mais do que profeta.

10 Porque este é aquele de quem está escrito: Eis que eu envio o meu mensageiro adiante de ti, o qual te preparará o caminho diante de ti.

11 Na verdade vos digo que entre os nascidos das mulheres não veio ao mundo outro maior que João Batista. Entretanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele.

12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus adquire-se à força, e são os violentos que o arrebatam.

13 Todos os profetas e a lei profetizaram até João.

14 E, se vós quereis compreender, ele mesmo é o Elias que há-de vir.

15 O que tem ouvidos para ouvir, ouça.

16 A quem hei-de eu comparar esta geração? É semelhante aos rapazes que estão sentados na praça, e que gritam aos seus companheiros,

17 dizendo: Tocámos flauta, e não bailastes; entoámos endechas e não chorastes.

18 Veio João, que não comia nem bebia, e dizem: Ele tem demônio.

19 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: Eis um glutão e um bebedor de vinho, um amigo dos publicanos e dos pecadores. Mas a sabedoria (divina) foi justificada por suas obras."

20 Então começou a exprobar às cidades em que tinham sido operados muitos dos seus milagres, o não terem feito penitência.

21 "Ai de ti, Corozain! Ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidónia tivessem sido feitos os milagres que se realizaram em vós, há muito tempo que teriam feito penitência em cilício e em cinza,

22 Por isso vos digo que haverá menor rigor para Tiro e Sidónia no dia do juízo, que para vós.

23 E tu, Cafarnaum, elevar-te-ás porventura até ao céu? Não, hás-de ser abatida até ao inferno (Is. 14,13-15). Se em Sodoma tivessem sido feitos os milagres que se fizeram em ti, ainda hoje existiria.

24 Por isso vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma que para ti."

25 Então Jesus, falando novamente, disse: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos prudentes, e as revelaste aos pequeninos.

26 Assim é, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai; nem alguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

28 Vinde a mim todos os que estais fatigados e carregados, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu peso leve."

Notas:

Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.

Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.

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