Bíblia online

Capítulos

Tobias, 8
Procurar:
Tobias

Tobias, 8

1 Depois de terem ceado, introduziram o jovem no aposento da esposa.

2 Tobias, lembrando-se do que lhe tinha dito o anjo, tirou da sua bolsa um pedaço de fígado de peixe e colocou-o sobre uns carvões acesos.

3 Nessa altura, o anjo Rafael pegou no demónio e ligou-o no deserto do alto Egito.

4 Então Tobias encorajou a jovem com estas palavras; Sara, levanta-te e façamos oração a Deus, hoje, amanhã e depois de amanhã. Nestas três noites nos uniremos a Deus; depois da terceira noite, viveremos no nosso matrimónio,

5 porque nós somos filhos de santos, e não podemos juntar-nos à maneira dos Gentios que não conhecem a Deus.

6 Levantando-se ambos, oravam juntos com fervor para que lhes fosse conservada a vida.

7 Tobias disse: Senhor Deus de nossos pais, bendigam-te o céu e a terra, o mar, as fontes, os rios e todas as tuas criaturas que neles se encerram.

8 Tu fizeste Adão do limo da terra, e deste-lhe Eva por companheira.

9 Ora tu sabes, Senhor, que não é por motivo de paixão que eu tomo esta minha irmã por esposa, mas só pelo desejo de ter filhos, pelos quais o leu nome seja bendito pelos séculos dos séculos.

10 E Sara disse: Compadece-te de nós, Senhor, compadece-te de nós, e faz que vivamos juntos até à velhice em perfeita saúde.

11 Ao cantar do galo, Raguel mandou chamar os seus criados, que foram com ele abrir uma sepultura.

12 Pode ser, dizia, que tenha acontecido a este o mesmo que aos outros sete homens que estiveram com ela.

13 Depois que prepararam a cova, voltou Raguel para junto de sua mulher e disse-lhe:

14 Manda uma das tuas criadas ver se ele morreu, para o sepultar antes que amanheça.

15 Ela mandou uma das suas criadas. Esta, tendo entrado na câmara, achou-os sãos e salvos, dormindo juntamente.

16 Voltando, deu esta boa nova, e, então, tanto Raguel como Ana, sua mulher, louvaram o Senhor.

17 Disseram: Nós te bendizemos. Senhor Deus de Israel, por não ter sucedido o que julgávamos.

18 Usaste connosco da tua misericórdia, lançando para longe de nós o inimigo que nos perseguia.

19 Tiveste compaixão de dois filhos únicos. Faz, Senhor, que eles te bendigam mais e mais, e te ofereçam um sacrifício de louvor pela sua saúde, a fim de que todas as nações conheçam que só tu és o Deus em toda a terra.

20 Raguel mandou logo aos seus criados que enchessem a cova, que tinham feito, antes que fosse dia.

21 Disse a sua mulher que aprontasse um banquete e preparasse tudo o que era necessário aos viajantes, para seu sustento.

22 Também mandou matar duas vacas gordas e quatro carneiros, destinados a um banquete para todos os seus vizinhos e para todos os amigos.

23 Raguel instou com Tobias para que ficasse com ele duas semanas.

24 De tudo o que possuía, Raguel deu metade a Tobias, e declarou por escrito que a outra metade passaria a Tobias depois da sua morte e da de sua mulher.

Notas:

Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.

Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.

Produtos recomendados:

Compartilhe este capítulo da bíblia: