Quando a decência cristã está presente, o vestido de alguém é “o adorno digno da pessoa com cuja beleza ela se mistura como num único triunfo de dignidade admirável”.
Durante 2000 anos, as mulheres católicas cobriam a cabeça com um véu antes de entrar na Igreja ou sempre que estavam na presença do Santíssimo Sacramento. O Código de Direito Canônico de 1917, no cânon 1262, obriga as mulheres a cobrir a cabeça “especialmente quando se aproximam da mesa sagrada”.
Como estamos hoje, constatando uma tendência indiscreta em tornar leviana a maneira de se vestir, não parece inútil lembrar alguns princípios de modéstia cristã que dizem respeito a isso:
1. A indecência é um pecado…
Segundo Cardeal Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a liturgia da Igreja foi afetada por uma “grave e profunda crise” desde o Concílio Vaticano II. O mesmo disse entre os…
Deves, é verdade, apresentar-te em sociedade; mas deves ter o cuidado de estares diante dela dignamente. Ao estares em público, cuida que seja com Modéstia. Aprende de Mim tão bela virtude, porque ela te será…