Estudo

Estudo
Procurar:
Da Purificação da Virgem Maria

Da Purificação da Virgem Maria

Capítulo 4 

158. Que festa é a Purificação da Virgem Maria? 

A Purificação da Virgem Maria é uma festa instituída em lembrança do dia em que a Santíssima Virgem foi ao templo de Jerusalém, a fim de ali cumprir a lei da purificação e ali apresentar o seu divino Filho Jesus Cristo. 

159. Em que dia se celebra a festa da Purificação? 

A festa da Purificação celebra-se no dia 2 de fevereiro. 

160. Que era a lei da purificação? 

A lei da purificação era a lei de Moisés que obrigava todas as mulheres a purificar-se depois do nascimento de seus filhos, indo ao templo, para ali oferecer um sacrifício.

161. Estava a Santíssima Virgem obrigada à lei da purificação?

A Santíssima Virgem não estava obrigada à lei da purificação, porque fora mãe por obra e graça do Espirito Santo, conservando a sua virgindade.

162. Por que se sujeitou a Santíssima Virgem à lei da purificação, à qual não estava obrigada?

A Santíssima Virgem sujeitou-se à lei da purificação, à qual não estava obrigada, para nos dar exemplo de humildade e de obediência à lei de Deus.

163. Que ofereceu a Santíssima Virgem no templo por ocasião da sua purificação?

A Santíssima Virgem, como era pobre, por ocasião da sua purificação, ofereceu no templo o sacrifício das mães pobres, que era um par de rolas ou dois pombos.

164 Por que, no dia da sua purificação, apresentou a Santíssima Virgem a Jesus Cristo no templo?

A Santíssima Virgem, no dia da sua purificação, apresentou a Jesus Cristo no templo porque a lei antiga obrigava os pais a apresentar a Deus os seus primogênitos, e a resgatá-los depois, mediante certa quantia de dinheiro.

165. Por que tinha Deus estabelecido a lei da apresentação dos primogênitos?

Deus tinha estabelecido a lei da apresentação dos primogênitos para que o seu povo se recordasse sempre de que havia sido libertado da escravidão do Faraó, quando o Anjo matara todos os primogênitos dos egípcios, e poupara os dos hebreus.

166. Que aconteceu de maravilhoso quando Jesus Cristo foi apresentado no templo?

Quando Jesus Cristo foi apresentado no templo, foi reconhecido como verdadeiro Messias por um santo velho, chamado Simeão, e por uma santa viúva, chamada Ana.

167. Que fez Simeão quando Jesus Menino foi apresentado no templo?

Quando Jesus Menino foi apresentado no templo, Simeão tomou-o em seus braços e, dando graças ao Senhor, proferiu o cântico Nunc dimittis, em que significava que morria contente, depois de ter visto o Salvador; predisse também as contradições que Jesus Cristo devia sofrer, e as penas que com isso havia de sentir sua Mãe Santíssima.

168. Quando Jesus Cristo foi apresentado no templo, que fez a profetisa Ana?

Quando Jesus Cristo foi apresentado no templo, a profetisa Ana louvou ao Senhor, e deu-Lhe graças por ter mandado o Salvador do mundo, e falou d'Ele a todos aqueles que esperavam a sua vinda.

169. Que devemos aprender dos mistérios da Purificação da Virgem Maria, e da Apresentação de Jesus Cristo?

Dos mistérios da Purificação da Virgem Maria, e da Apresentação de Jesus Cristo, devemos aprender principalmente três coisas:

1ª a cumprir exatamente a lei de Deus, e não buscar pretextos para nos dispensarmos de a observar,

2ª a desejar só a Deus, e a oferecer-nos a Ele para fazer a sua divina vontade;

3ª a ter em grande estima a humildade, e a purificar-nos sempre mais por meio da penitência.

170. Que deveriam fazer os pais e as mães na festa da Purificação?

Os pais e as mães, na festa da Purificação, deveriam oferecer também os seus filhos a Deus, e pedir-lhe a graça de os educar cristãmente.

171. Por que no dia da Purificação se faz a procissão com velas acesas nas mãos?

No dia da Purificação faz-se a procissão com velas acesas nas mãos em lembrança da viagem da Santíssima Virgem de Belém ao templo de Jerusalém, com o Menino Jesus nos braços, e do júbilo que mostraram os Santos Simeão e Ana ao encontrar-se com Ele.

172. Como devemos assistir à procissão que se faz na festa da Purificação?

Assistindo à procissão que se faz na festa da Purificação, devemos renovar a nossa fé em Jesus Cristo, nossa verdadeira luz, e pedir-lhe que nos ilumine com a sua graça, e nos faça dignos de ser um dia admitidos no templo da glória, pela intercessão de sua Mãe Santíssima.

Produtos recomendados:

Leia também o próximo estudo:

Compartilhe este estudo: