Estudo

Estudo
Procurar:
O Papa João Paulo II promoveu ações heréticas?

O Papa João Paulo II promoveu ações heréticas?

Dotado de um temperamento mais forte do que Paulo VI, João Paulo II (1978-2005) podia parecer mais firme em certos pontos. Mas ele também se engajou mais resolutamente na via das novidades. 

Promoveu ações às quais, antigamente, estava ligada a nota de apostasia ou de suspeita de heresia.

Podeis dar um exemplo?

Em 29 de maio de 1982, João Paulo II recitou o Credo com o pretenso arcebispo anglicano, Mons. Runcie, na Catedral de Canterbury. Depois, ainda deu a bênção com ele.

O chefe anglicano estava vestido com todos seus paramentos pontificais, enquanto que ele não passa de um leigo, em razão da invalidade das Ordens Anglicanas. [45]

Há outros exemplos do mesmo gênero ?

Há piores: a cooperação em ritos idolátricos.

Em agosto de 1985, João Paulo II participou de um rito animista num bosque sagrado em Togo.

Em 2 de fevereiro de 1986, em Bombaim, recebeu na testa o Tylak, simbolizando o terceiro olho de Shiva. [46]

O Papa João Paulo II promoveu ações heréticas?

Em 5 de fevereiro, em Madras, recebeu o Vibhuti (cinzas sagradas), sinal dos adoradores de Shiva e de Vishnu. [47]

Até aonde foi a cooperação do Papa com os falsos cultos?

O triste ápice dessas atividades foi atingido pela reunião de Assis, de 27 de outubro de 1986. O Papa havia convidado todas as religiões do mundo para vir rezar pela paz, em Assis, cada uma segundo seu rito.

O Papa João Paulo II promoveu ações heréticas?

As igrejas católicas foram postas à disposição, para a celebração de ritos pagãos. Na igreja de São Pedro, fez-se mesmo entronizar uma estátua de Buda sobre o Tabernáculo.

Mas não é bom promover a paz e rezar nesta intenção?

Não é a paz; mas a idolatria e a superstição que são más, porque atentam gravemente contra a Honra de Deus. Ora, uma boa intenção nunca pode permitir o cometimento ou o encorajamento de atos maus em si.

João Paulo II parou por aí?

Desde 1986, João Paulo II continuou a encorajar todos os anos as reuniões interreligiosas do tipo de Assis. Mas ele também continuou com os gestos espetaculares de apoio às falsas religiões.

O Papa João Paulo II promoveu ações heréticas?

Em 14 de maio de 1999, beijou publicamente o Alcorão. [48] A fotografia desse gesto, abundantemente espalhada nos países muçulmanos, somente pôde confortar os maometanos em sua falsa religião.

Notas:

[45] A invalidade das Ordens Anglicanas foi solenemente pronunciada por Leão XIII na Carta Apostolicae curae et caritatis de 13 de setembro de 1896 (DS 3315-3319).

[46] La Croix de 06 de fevereiro de 1986 e L’Express de 07 de fevereiro de 1986, com fotografia.

[47] Indian Express de 06 de fevereiro de 1986.

[48] Ver em Le Sel de La Terre nº 31, p.186.

Vídeo explicativo sobre o encontro em Assis: https://www.youtube.com/watch?v=aVEoLaTYxUY.

Catecismo Católico da Crise na Igreja. Pe. Mathias Gaudron.

Observação: não devemos cair no erro do sedevacantismo. O objetivo aqui é mostrar os erros do ecumenismo e a crise na Igreja. Os estudos continuam e não param aqui.

Notas da ilustração:

Encontro de João Paulo II e Dalai Lama em 27 de novembro de 2003, no Vaticano / Foto: Arquivo – L´Osservatore Romano.

João Paulo II insistiu na via do diálogo como tentativa de aproximação com outras religiões. Em seus discursos sobre o assunto, sublinhou a importância da proximidade entre os diversos líderes para o bem dos povos e a conquista de direitos comuns.

“O diálogo entre membros de diferentes religiões aumenta e aprofunda o respeito recíproco e abre o caminho para relações que são fundamentais na solução dos problemas do sofrimento humano. O diálogo que implica respeito e abertura às opiniões dos outros, pode promover a união e o empenho nesta nobre causa” (Papa João Paulo II, em um discurso na Índia em 1986)

Mas o que dizem os santos e as escrituras?

“Se alguém vem a vós e não traz esta doutrina, não o recebais em vossa casa, nem o saudeis, porque quem o saúda, participa das suas obras más” (2Jo 10-11)
“Can.33 – Não se deve rezar com hereges ou cismáticos” (Concílio de Laodicéia. A.D. 364 – Regional)
"Quem reza com herege é também um herege." (Papa Agatão)
“Não há maior inimigo da Imaculada e de Seu Reinado que o ecumenismo de hoje, o qual todo Cavaleiro [da Imaculada] deve não só combater, mas também neutralizar, por uma ação diametralmente oposta e, finalmente, destruir.” (São Maximiliano Maria Kolbe)
"Abomino Lutero, detesto Calvino, amaldiçoo todos os hereges; não quero ter nada em comum com eles, porque não falam nem ouvem retamente, nem possuem a única regra da verdadeira Fé proposta pela Igreja una santa católica apostólica e romana." (São Pedro Canísio)
“Não é permitido apresentar-se nos ritos sagrados de infiéis e hereges, caso contrário você será julgado por estar em comunhão com eles” (Santo Afonso Maria de Ligório)

O Papa João Paulo II promoveu ações heréticas?

"Não sabeis que o protestantismo também possui um fundador sobrenatural? Sabeis agora, trata-se de um anjo, e seu nome é Lúcifer.
É a Virgem quem chora porque não combatemos este inimigo, o protestantismo.
É impossível amar a Igreja e não lutar para destruir esta heresia." (São Padre Pio)
“O protestantismo é como uma nuvem negra que rapidamente cobre todo o brilho do sol. Sabeis, pois, que uma nuvem não é mais grandiosa que o sol, e que ela não o cobre para sempre.
A nuvem passa pelo sol, assim como o protestantismo passará perante a Igreja, sem lhe causar dano algum, pois o que não provém do Céu jamais poderá vencer o próprio Céu.” (São Padre Pio)
“Olhe para o Protestantismo como um grande hospital, onde os médicos não são verdadeiros médicos, e os remédios não fazem efeito porque não possuem a substância correta.
Verás, pois, que se um moribundo adentrar nesse hospital suplicando que lhe cure, sequer ouvirá uma solução para sua doença, ou será atendido de forma desleixada, e a morte será o seu único fim.
Assim é o protestantismo: há pastores que não são pastores, e há doutrinas que não salvam, por não serem as doutrinas de Cristo.
E seu único fim [do protestante] é a morte eterna, se a misericórdia divina não contrapuser a justiça temerosa.” (São Padre Pio)
"Com seu sistema perverso de submeter a palavra de Deus ao exame e juízo de cada um, causou mais dano à religião católica, do que todos os hereges da idade passada; de maneira que, se pode chamar este apóstata, o primeiro precursor do Anticristo." (São João Bosco)

Apesar de tudo isso, nenhum Papa não pode ser considerado um herege formalmente, a menos que outro Papa o defina como tal.

Assista o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=3oa3YZ0rrv4.

Produtos recomendados:

Leia também o próximo estudo:

Compartilhe este estudo: