História da Religião
Princípios e noções fundamentais 1. Deus, sapientíssimo Criador de todas as coisas, ordenou-as todas a Si, como fim último; isto é, para que Lhe dessem glória manifestando as perfeições divinas que Ele lhes comunicou. O homem, criatura principal deste mundo visível, devia também promover e realizar este fim, conforme sua natureza racional, com os atos livres de sua vontade, conhecendo, amando e servindo a Deus, para alcançar depois,…
Resumo da história do Antigo Testamento
Criação do mundo 10. No princípio Deus criou o céu e a terra, com tudo o que no céu e na terra se contém; e ainda que pudesse acabar esta grande obra em um só instante, quis empregar seis períodos de tempo, que a Sagrada Escritura chama de dias. No primeiro dia disse: "Faça-se luz!" – e houve luz; no segundo fez o firmamento; no terceiro separou as águas da terra e a esta mandou que produzisse plantas, flores e toda a espécie de…
Resumo da história do Novo Testamento
Anunciação da Virgem Maria 81. Reinando Herodes, chamado o Grande, vivia em Nazaré, pequena cidade da Galiléia, uma Virgem santíssima, chamada Maria, desposada com José, a quem o Evangelho chama "varão justo". Embora fossem ambos descendentes dos Reis de Judá e, portanto, da família de Davi, viviam pobremente e ganhavam o sustento com seu trabalho. 82. A esta Virgem foi enviado por Deus o Arcanjo Gabriel, que A saudou chamando-A…
Breves noções de História Eclesiástica
As perseguições e os mártires 121. A Fé cristã teria de passar por duríssimas provas para que se visse manifestamente que vinha de Deus e que só Deus a sustentava. Nos três primeiros séculos de sua existência, ou seja, durante trezentos anos, muitas e terríveis perseguições se desencadearam contra os discípulos de Cristo, por ordem dos Imperadores romanos. Não era contínua a guerra suscitada contra os cristãos, mas após…