O que é a Fé e é lícita a interpretação pessoal?
A Fé é uma virtude sobrenatural pela qual, apoiados sobre a autoridade de Deus mesmo; atraídos e ajudados por Sua Graça, tomamos por absolutamente verdadeiro tudo o que Ele revelou. [14] A Fé pressupõe então uma revelação divina? Sim, a Fé é a resposta do homem à Revelação de Deus. Como Deus se revelou aos homens? Deus falou aos homens por Moisés, pelos profetas e, sobretudo, pelo seu Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus…
Pode-se negar um dogma? E as consequências da negação de um dogma?
Pode-se de outro modo provar a instituição de um Magistério infalível na Igreja. A simples reflexão basta para mostrar a necessidade de um Magistério infalível. Cristo não quis falar somente aos seus contemporâneos da Palestina, mas a todos os homens de todas as épocas e de todas as regiões da Terra. Ora, sua doutrina não poderia ser conservada sem alteração, no curso dos séculos, sem uma autoridade competente para resolver as…
A fé é um sentimento religioso?
É um dos erros do Modernismo, condenado por São Pio X, em 1907, na encíclica Pascendi, dizer que a Fé é um sentimento, emergente do subconsciente, que exprime a necessidade do divino. Na verdade, o ato de fé não é um sentimento, mas a recepção consciente e voluntária da Revelação Divina, tal como esta se apresenta ao homem na Sagrada Escritura e na Tradição. O que é a Revelação para os modernistas? Para os modernistas, a…
A fé pode mudar? A Igreja descobre novas Verdades?
Para os modernistas, a Fé pode mudar, pois os dogmas só são a expressão de um sentimento e de uma necessidade religiosa. Devem, então, ser adaptados e formulados de maneira nova, logo que mudem os sentimentos e necessidades religiosas. Ao contrário, se os dogmas exprimem de maneira infalível as Verdades de Fé, como ensina a Igreja, é evidente que não podem mudar, pois o que era verdadeiro ontem não pode ser falso hoje, e…
O que foi o Encontro de Religiões em Assis?
Declaração contra o encontro inter-religioso de Assis em 1986 :Tudo aquilo que foi posto em prática pela Igreja para defender a Fé nos séculos passados, e tudo o que foi realizado pelos missionários para difundi-la, até o martírio inclusive, é considerado doravante como uma falta da qual a Igreja deveria se acusar e pedir perdão. [1] A atitude dos onze Papas que, desde 1789 até 1968, em documentos oficiais, condenaram a Revolução…
Existem milagres que comprovam a veracidade da Igreja?
Sempre houve milagres na Igreja, e a existência destes milagres nunca foi tão certa quanto hoje, quando se pode, graças aos conhecimentos e meios de investigação científicos, excluir as explicações naturais com muito mais facilidade do que no passado. A auto-sugestão e a alucinação não têm lugar aqui. Uma multiplicação de alimentos constatada por várias pessoas que não foram de nenhum modo influenciadas; a ressurreição de um…
E os protestantes? Eles tem Fé? É preciso ter Fé para se salvar?
Que as frações protestantes do Cristianismo não podem estar na Verdade deriva do simples fato de serem tardias divisões da Igreja de Cristo. Lutero não reformou a Igreja, como pretendeu; mas inventou novas doutrinas que contradizem aquilo no que os cristãos sempre creram no passado. Os cristãos sempre estiveram convencidos, por exemplo, de que a Eucaristia só poderia ser celebrada por um homem ordenado padre e que a Santa Missa é um…
A cruel perseguição da Igreja católica na China
Em pleno século XXI, devido à cruel perseguição religiosa na China comunista, numerosos católicos, religiosos e leigos, dão testemunho da Fé, padecendo por isso sofrimentos indizíveis, às vezes a própria morte. Essa perseguição é o desdobramento daquela iniciada durante a “Revolução Cultural” de Mao Tsé-Tung. Que os corajosos exemplos desses novos mártires fortaleçam a nossa Fé.Conta o Pe. João Huang Yongmu, um dos…