O que é o sacerdote católico?
O sacerdote católico é, sobre a terra, o ministro do Sumo Sacerdote Eterno, Jesus Cristo – único Mediador (pontífice: o que faz a ponte) entre Deus e os homens. Pela ordenação sacerdotal, participa de Seus poderes. Só ele pode, validamente, celebrar o Sacrifício da Missa, perdoar os pecados, abençoar e consagrar. O sacerdote não é, então, antes de tudo, o presidente de uma assembléia; mas possui faculdades que o simples fiel…
Todos participam do Sacerdócio de Cristo?
É falso que todos os cristãos participem, por causa de seu batismo, no Sacerdócio de Cristo. A expressão “participar no sacerdócio de Cristo” pode designar duas coisas muito diferentes:i) Beneficiar-se dos efeitos desse Sacerdócio; poder se inserir no Sacrifício de Cristo para ser oferecido com Ele, e receber os frutos desse Sacrifício. – É a participação principalmente passiva, que não torna, de modo nenhum, sacerdote (no…
Ministros protestantes podem ser sacerdotes?
Os “ministros do culto” das comunidades protestantes não são sacerdotes; mas leigos. Isso vale também para as comunidades anglicanas. Esses ministros do culto não têm, pois, o poder de converter o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Cristo, nem o de perdoar os pecados. Como se pode afirmar que os ministros protestantes não são sacerdotes? Os poderes sacerdotais foram transmitidos pelos Apóstolos a seus sucessores, e, assim por…
Razão da profunda impossibilidade do sacerdócio de mulheres
A razão profunda pela qual a mulher não pode virar sacerdote se acha na ordem da Criação [315]. A relação entre homem e mulher reflete, com efeito, a ordem da Criação. O homem é o símbolo de Deus, e a mulher, o da Criação. Por conseguinte, a mulher, por sua natureza, não é capaz de ser o representante autorizado de Deus. Uma tal posição não é discriminatória para com as mulheres? Não se trata de colocar princípios a…
Por que a Igreja exige o celibato dos sacerdotes?
Sendo um outro Cristo, o sacerdote deve pertencer todo inteiro a Deus e a Nosso Senhor Jesus Cristo. Como sobe ao altar, a cada dia, para oferecer o Sacrifício do Amor divino, deve ele também oferecer seu coração a Deus, com um amor indiviso. Uma razão suplementar é que o sacerdote deve estar à disposição de todas as almas, como pai e como irmão de todos: o que não seria possível, se devesse tomar conta de sua própria família. O…