O que são os sacramentos?
Um Sacramento é um sinal sensível instituído por Jesus Cristo para nos comunicar a Sua Graça. Por que Cristo quis comunicar a Sua Graça por sinais sensíveis? Jesus Cristo ligou, a sinais sensíveis, a comunicação de Sua Graça (não-sensível), pois levou em conta a natureza humana. Todo homem conhece, primeiramente, por seus cinco sentidos. Mesmo para apreender e para comunicar as realidades espirituais, o homem tem necessidade de…
A Igreja pode suprimir ou acrescentar Sacramentos?
Os sete Sacramentos foram instituídos pelo próprio Cristo Jesus. A Igreja não tem, pois, o poder, nem de suprimir, nem de acrescentar novos. Está vinculada à ordem de Cristo. Foram suprimidos ou acrescentados Sacramentos depois de Vaticano II? Sem ter sido, explicitamente, supresso, pode-se dizer que o Sacramento da Confissão está quase morto, na prática, em numerosas partes da Igreja. E por outro lado, sem o apresentar como…
O rito da Efusão do Espírito ou Batismo no Espírito Santo
O rito da “efusão do Espírito” (ou “Batismo no Espírito”) [335] era, originalmente, a marca distintiva de uma seita protestante, a dos “pentecostais”. É uma imposição de mãos, feita com o objetivo de dar uma experiência sensível do Espírito Santo e uma participação nos carismas dos primeiros cristãos – particularmente, no falar em línguas. De onde vem esse rito pentecostal? O pentecostalismo nasceu na noite entre 31…
Qual a relação entre o Concílio Vaticano II e os carismáticos?
Vaticano II é plenamente responsável pela introdução do rito pentecostal no seio do Catolicismo. Não somente porque João XXIII queria, no Concílio, “um novo Pentecostes” [348], ou porque o pastor pentecostalista David du Plessis – que havia tão eficazmente trabalhado na infiltração do “Batismo no Espírito” em todas as confissões protestantes – tivesse sido convidado ao Concílio como “observador” (deve-se a ele a…
A Igreja pode mudar o rito dos Sacramentos?
A Igreja não pode tocar na essência dos Sacramentos (isto é, no que é absolutamente necessário para sua validade). Pode modificar os ritos acidentais; mas isso deve ser feito com a finalidade de exprimir mais claramente a essência dos sacramentos e de facilitar sua digna recepção. Por que a Igreja não pode tocar na essência dos Sacramentos? Pio XII explica: “A esses sacramentos instituídos por Cristo Nosso Senhor, a Igreja, no…
O rito da extrema unção e do exorcismo também foi adulterado?
No rito tradicional da Extrema Unção, os cinco sentidos eram ungidos pelo sacerdote, que pede a Deus, ao mesmo tempo, que se digne a perdoar os pecados cometidos através desses sentidos: “Por esta Santa Unção e por Sua muito suave Misericórdia, que o Senhor te perdoe os pecados que tu cometeste pela vista (pelo ouvido, pela palavra, etc.)”. Essa ação simbólica foi destruída no novo rito. Como o novo rito da Extrema Unção…
Os sacramentos celebrados conforme os novos ritos são válidos?
Os Sacramentos administrados conforme os novos ritos podem, em princípio, serem válidos. Deve-se, entretanto, formular uma dúvida para a Crisma e para a Extrema Unção, que não fossem administradas com o óleo de oliva. Num certo número de outros casos, as más traduções da forma sacramental podem também fazer duvidar da validade dos Sacramentos. Por que a Crisma e a Extrema Unção devem ser administradas com o óleo de oliva? Do…
Testemunho sobre os exorcismos
Em complemento, este testemunho mostra que as omissões que afetam o novo rito do Batismo não são sem efeito para a alma da criança. [397] (Os editores franceses) Numa escola da Fraternidade São Pio X, as professoras constataram, no curso do ano letivo, uma clara melhora no comportamento de três de seus alunos. O mais velho, da sétima [398], era muito desagradável, insolente, grosseiro. Devíamos, com frequência, repreendê-lo em aula;…