Modo prático de se confessar

Modo prático de se confessar

Modo prático de se confessar

Realizado o exame de consciência, reza-se o Confíteor ou um ato de contrição:

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me também de ter perdido o céu e merecido o inferno, e proponho firmemente, ajudado com o auxílio de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amém.

Tendo rezado o ato de contrição, devemos nos aproximar do confessor, ajoelhando-nos diante dele e dizer: "Abençoai-me, padre, porque pequei. Faz ... tempo que não me confesso, cumpri (ou não) a penitência imposta na ultima confissão e me acuso de ..." Se alguém não conseguir se expressar desse modo, pode pedir ao sacerdote que o ajude.

Ao terminar a confissão, podemos acrescentar, principalmente se na confissão não acusamos nada de grave: "Eu me acuso novamente, padre, de todos os pecados de minha vida passada e em particular daqueles que cometi contra tal mandamento... ou contra tal virtude... Peço perdão a Deus, e ao senhor, padre, penitência e absolvição".

Prestemos atenção no que o confessor nos diz e na penitência que ele nos impõe; e, enquanto nos dá a absolvição, digamos novamente com todo o fervor o Ato de Contrição.

Índice:

Ver todas as orações Preparação para a confissão

Produtos recomendados:

Compartilhe esta oração: