Preparação para a comunhão

Preparação para a comunhão

Preparação para a comunhão

Durante a Santa Missa devemos estar atentos, em oração, e unidos ao Sacrifício de Jesus na Cruz. Principalmente ao se aproximar a hora da Comunhão, devemos preparar nossas almas para receber Jesus com todo o nosso amor.

Meu Jesus, eu Vos amo de todo o coração. Fazei que eu observe os Vossos mandamentos e nunca me afaste de Vós pelo pecado. Eu sei que o pecado Vos entristece, por isso não quero nunca pecar, pois sois bom e misericordioso.

Vinde Senhor Jesus! Receberei o Pão do Céu e invocarei o Nome do Senhor.

Virgem Santa, minha terna Mãe, ajudai-me a fazer uma boa comunhão!

Que o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presentes na Hóstia consagrada, guardem minha alma para a vida eterna.

R. Amém.

Disposições para comungar:

  • Estar na graça de Deus (não ter na consciência nenhum pecado mortal sem confessar). Aos casados: perante a Igreja só é reconhecido o matrimônio religioso. Quem vive em união não abençoada pela Igreja deve regularizar sua situação e só depois pode ser admitido à comunhão;
  • Observar o jejum eucarístico: na disciplina atual, é de uma hora antes da comunhão. Aconselham-se três horas para os alimentos sólidos;
  • Aproximar-se com o devido respeito (salvo impedimento, deve-se comungar de joelhos e na boca) e modéstia.

Orações para antes da comunhão

O Missal é um verdadeiro tesouro da vida espiritual. Nele encontramos as missas dos santos de cada dia, as missas dominicais, o ritual dos sacramentos, além de muitas outras orações para alimentar nossas almas. Recomendamos vivamente o uso do Missal nas missas que assistimos, tanto no domingo quanto nos dias de semana.

Oração para antes da comunhão:

Ó Jesus, meu soberano Senhor, eu creio cheio de Fé que estais realmente presente na Sagrada Hóstia, e que é Vosso Corpo, Vosso Sangue, Vossa Alma e Divindade que vou receber neste adorável Sacramento.

Meu Senhor, meu Deus, Vós sois a própria Santidade, e eu pobre pecador. Não sou digno que venhais a mim; mas dizei uma só palavra, e minha alma ficará limpa e menos indigna de Vós.

Ó divino Salvador que, por um efeito incompreensível do Vosso Amor, quereis unir-Vos a mim para serdes o sustento da minha alma, como poderia eu não Vos amar? Eu Vos amo meu Jesus, de todo coração e por toda a eternidade.

Ato de contrição:

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, criador e redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me Senhor, de todo o meu coração de Vos ter ofendido; pesa-me também de ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio da Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia.

Aspiração à Comunhão:

Vinde amado Jesus, vinde já tomar posse de mim: Vós sois a minha alegria e felicidade!... Com vivo ardor desejo unir-me a Vós: não tardeis Senhor.

Ó Maria, minha Mãe querida, neste instante supremo, apresentai-me ao Vosso Divino filho e supri a imperfeição das minhas disposições.

Meu Santo Anjo da Guarda, meu Santo padroeiro, assisti-me com o Vosso poderoso e favorável patrocínio.

Ação de graças para depois da comunhão

O silêncio é a melhor ação de graças que existe. Mas como não sabemos ficar muito tempo em silêncio, vamos rezar algumas orações para agradecer a Jesus sua presença no nosso coração.

As orações de ação de graças depois da comunhão devem ser um momento de grande intimidade e silêncio da alma, onde cada um se unirá a Nosso Senhor de modo todo particular. As orações que seguem são para ajudar os que tiverem dificuldades para essa oração mais pessoal.

Alma de Cristo

Oração de Santo Inácio:

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das Vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós, para que com os Vossos Santos Vos louve, por todos os séculos dos séculos.
R. Amém.

Anima Christi:

Anima Christi, sanctifica me.
Corpus Christi, salva me.
Sanguis Christi, inebria me.
Aqua lateris Christi, lava me.
Passio Christi, conforta me.
O bone Jesu, exaudi me.
Intra tua vulnera absconde me.
Ne permittas me separari a te.
Ab hoste maligno defende me.
In hora mortis meæ voca me.
Et iube me venire ad te,
Ut cum Sanctis tuis laudem te.
In sæcula sæculorum.
R. Amen.

Orações de Fátima

Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores, em reparação ao Imaculado Coração de Maria e pelo Santo Padre, o Papa.

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Santíssima Trindade, ✠ Pai, ✠ Filho e ✠ Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação  aos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

Oração diante da imagem de Jesus Cristo Crucificado

Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus! De joelhos me prostro em Vossa presença e Vos peço e suplico, com todo o fervor de minha alma, que Vos digneis gravar no meu coração os mais vivos sentimentos de Fé, Esperança e Caridade, verdadeiro arrependimento de meus pecados e firme propósito de emenda, enquanto que, por mim próprio considero, e em espírito contemplo com grande afeto e dor, as Vossas cinco chagas, tendo presentes as palavras que já o profeta Davi punha em Vossa boca, ó Bom Jesus: "Transpassaram minhas mãos e meus pés e contaram todos os meus ossos".

Oração de Santo Tomás

Dou-Vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós, que, sem merecimento nenhum da minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o Corpo adorável e com o Sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Eu vos peço que esta comunhão não me seja imputada como uma falta digna de castigo, mas interceda eficazmente para alcançar o meu perdão; Seja a armadura da minha fé e o escudo da minha boa vontade; livre-me dos meus vícios; apague os meus maus desejos; mortifique a minha concupiscência; aumente em mim a caridade e a paciência, a humildade, a obediência e todas as virtudes; sirva-me de firme defesa contra os embustes de todos os meus inimigos, tanto visíveis como invisíveis; serene e regule perfeitamente todos os movimentos, tanto da minha carne como do meu espírito; una-me firmemente a Vós, que sois o único e verdadeiro Deus; e seja, enfim, a feliz consumação do meu destino. 

Dignai-Vos, Senhor, eu Vos suplico, conduzir-me a mim, pecador, a esse inefável festim, onde, com o vosso Filho e o Espírito Santo, sois para os vossos santos luz verdadeira, gozo pleno e alegria eterna, cúmulo de delícias e felicidade perfeita. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso.

Amém.

Índice:

Ver todas as orações

Produtos recomendados:

Compartilhe as orações: