Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus

Em suas aparições a Santa Margarida Maria, Nosso Senhor insiste que o culto a seu Sagrado Coração seja revestido do aspecto de reparação. Seus devotos devem não somente descobrir seu Amor insondável, mas também oferecer reparação pelas injúrias, friezas e ingratidão com que Ele é ofendido. De fato, o liberalismo, desconhecendo a submissão que o homem deve a Deus, põe na liberdade do homem o princípio de todas as leis da sociedade moderna. O liberalismo quer que o próprio Deus se submeta à liberdade do homem. Que blasfêmia!

A essência da devoção ao Sagrado Coração é o reconhecimento de que a submissão humilde do homem à lei de Deus é seu maior bem, e que o homem deve submeter-se não como um escravo ao seu tirano, mas como um filho que reconhece o amor de seu pai em suas disposições e ordens. A devoção ao Sagrado Coração é, portanto, essencialmente antiliberal.

As reclamações de Nosso Senhor sobre os jansenistas parecem definir nossos modernistas atuais: “Eis aqui o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou até esgotar-se e consumir-se para dar-lhes testemunho do seu amor, e em paga não recebe da maior parte deles mais do que ingratidão, pelos desprezos, irreverências, sacrilégios e friezas que têm para comigo neste Sacramento de amor”. Irreverências, sacrilégios, friezas: Nosso Senhor parece aqui estar descrevendo a Missa Nova!

O modernismo é o esforço de teologia para justificar o sacrilégio do homem que se põe no lugar de Deus.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é a descoberta do amor de Jesus Crucificado e de como devemos obedecer a Ele.

Renovação da Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Dulcíssimo Salvador, ajoelhados humildemente aos Vossos pés, renovamos a consagração de nossa família ao Vosso Divino Coração. Sede hoje nosso Rei, temos em Vós inteira e total confiança. Que o Vosso Espírito impregne os nossos pensamentos, os nossos desejos, as nossas palavras e as nossas obras. Abençoai as nossas ações; tomai parte em nossos descansos, em nossas provações e em nossos trabalhos. Concedei-nos conhecer-Vos melhor, amar-Vos mais e Vos servir sem desfaceler. Que de um extremo ao outro da terra ressoe esta exclamação: “Que seja amado, bendito e glorificado hoje e sempre o Coração triunfante de Jesus!” Amém.

(200 dias de indulgência uma vez ao dia quando a família reunida recita esta oração; Cardeal Mercier. 16 de fevereiro de 1913)

Ato de Desagravo ao Sagrado Coração de Jesus

(1ª Sexta-feira do mês)

Dulcíssimo Jesus, cuja infinita caridade para com os homens é destes tão ingratamente correspondida com esquecimentos, friezas e desprezos: Eis-nos aqui prostrados diante do Vosso altar, possuídos pelo desejo de reparar, com especiais homenagens, a sua culpável indiferença e as nefandas injúrias com que a todo momento ferem o Vosso amantíssimo Coração.

Reconhecendo, porém, com a mais profunda dor, que também nós, mais de uma vez cometemos as mesmas indignidades, para nós, em primeiro lugar, imploramos a Vossa misericórdia, prontos a expiar não só as próprias culpas, mas também as daqueles que, errando fora do caminho da salvação, se obstinam em sua infidelidade, recusando servir-Vos, a Vós, seu Pastor e Guia, ou sacudindo o jugo tão doce da Vossa Lei, calcam aos pés as promessas do seu Batismo. 

De todos estes tão deploráveis crimes, Senhor, queremos desagravar-Vos, principalmente da licença dos costumes e imodéstia no vestir, de tantos laços de corrupção armados à inocência, da violação dos dias santificados, das detestáveis blasfêmias contra Vós e Vossos santos, dos insultos ao Vosso Vigário e a todo o Vosso clero, do desprezo e das horrendas profanações do Sacramento do Divino Amor, e, enfim, dos atentados e rebeldias oficiais das nações contra os direitos e o magistério da Vossa Igreja. Oh, quem pudera lavar em sangue tantas iniquidades!

Para reparar a honra divina ultrajada, nós Vos oferecemos, juntamente com os méritos da divina Mãe, de todos os santos e almas piedosas, aquela infinita satisfação que na Cruz oferecestes ao Eterno Pai, e que não cessais de renovar todos os dias em nossos altares.

Ajudai-nos, Senhor, com o auxílio da Vossa graça, para podermos, como é nosso firme propósito, com viveza de Fé, pureza de costumes e fiel observância da lei e caridade evangélicas, reparar todos os pecados cometidos por nós e pelo nosso próximo, impedir por todos os meios novas injúrias à Vossa infinita Majestade e atrair ao Vosso serviço o maior número possível de almas.

Recebei, benigníssimo Jesus, pelas mãos de Maria Santíssima Reparadora, a espontânea homenagem deste nosso desagravo e concedei-nos a graça de perseverar constantes, até a morte, no fiel cumprimento dos nossos deveres, para alcançarmos chegar à pátria bem-aventurada, onde, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais para todo o sempre.

R. Amém.

Entronização do Sagrado Coração de Jesus e de Maria

Após fazer a novena do Sagrado Coração de Jesus. No dia da entronização, é recomendável fazer celebrar uma Missa pelas intenções da família, assistir ao Santo Sacrifício e comungar (pelo menos no Domingo anterior).

Cerimonial de Entronização do Sagrado Coração de Jesus nas famílias e Consagração ao Imaculado Coração de Maria

1. Bênção da casa e da imagem do Sagrado Coração

Se a casa ainda não foi bendita, o sacerdote procede primeiramente à sua bênção. Depois, a família se ajoelha diante da imagem e o sacerdote, revestido de sobrepeliz e estola, procede à sua bênção. (Caso o sacerdote não possa assistir à cerimônia, a imagem deve ser bendita anteriormente.)

2. Recitação do Credo

Em seguida, todas as pessoas presentes recitam (ou cantam) em voz alta o Símbolo dos Apóstolos, em testemunho explícito da Fé de toda a família.

3. Sermão do sacerdote

Em breve alocução, o sacerdote recorda:

  • O profundo significado da entronização;
  • A vida cristã de submissão, de confiança e de amor que o Sagrado Coração espera das famílias que lhe prestam esta homenagem;
  • As bênçãos especiais e sobrenaturais de que são alvo se permanecerem fiéis aos seus compromissos;
  • Importância de renovar a consagração como oração familiar.

4. Ato de Consagração da Família ao Sagrado Coração

Esta fórmula, aprovada por São Pio X em 19 de maio de 1908, é requerida para ganhar as indulgências e não pode ser modificada. Todos ajoelham, e o sacerdote, em nome da família, recita o ato. Não sendo possível a presença de um sacerdote, será recitada pelo chefe da família.

Sagrado Coração de Jesus, que manifestastes a Santa Margarida Maria o desejo de reinar sobre as famílias cristãs, nós vimos hoje proclamar Vossa Realeza absoluta sobre a nossa família.

Queremos, de agora em diante, viver a Vossa vida, queremos que floresçam em nosso meio as virtudes, às quais prometestes já neste mundo a paz. 

Queremos banir para longe de nós o espírito mundano que amaldiçoastes.

Vós reinareis em nossas inteligências pela simplicidade de nossa Fé; em nossos corações pelo amor sem reservas de que estamos abrasados para convosco, e cuja chama conservaremos pela recepção frequente de vossa divina Eucaristia.

Dignai-Vos, Coração divino, presidir as nossas reuniões, abençoar as nossas empresas espirituais e temporais, afastar de nós as aflições, santificar as nossas alegrias, aliviar as nossas penas.

Se alguma vez um de nós tiver a infelicidade de Vos ofender, lembrai-lhe, ó Coração de Jesus, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido.

E quando soar a hora da separação, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos aos vossos eternos desígnios. Consolar-nos-emos com o pensamento de que há de vir um dia em que toda família, reunida no Céu, poderá cantar para sempre a vossa gloria e os vossos benefícios.

Digne-se o Coração Imaculado de Maria, digne-se o glorioso Patriarca São José apresentar-Vos esta consagração e no-la lembrar todos os dias de nossa vida.

Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai!

Acrescentam-se estas jaculatórias:

Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o Vosso Reino. (três vezes)

Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação.

São José, rogai por nós.

São Pio X, rogai por nós.

Santa Margarida Maria, rogai por nós.

Viva o Sagrado Coração de Jesus, pelos séculos dos séculos. Amém!

6. Oração pelos defuntos e ausentes da família

Não devendo faltar ninguém no lar em hora tão solene e feliz, evoquemos a lembrança dos membros já falecidos da família; rezemos por eles e pelos ausentes um Pai Nosso e uma Ave Maria.

V. Que as almas de nossos queridos defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
R. Amém.

7. Instalação (entronização) da imagem do Sagrado Coração

Depois, o chefe da família coloca no lugar de honra a imagem do Sagrado Coração, a fim de prestar a homenagem ao soberano amor de Jesus Cristo, desprezado em todas as partes.

8. Consagração da família ao Imaculado Coração de Maria

Respondendo ao pedido do Céu: "Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração. A quem abraçar, prometo a salvação" (Nossa Senhora de Fátima), em espírito de reparação e súplica pela conversão dos pobres pecadores, em agradecimento ao Coração de Maria pela graça da entronização que Jesus concede por meio dela à família, e para proclamar a esta boa Mãe como Rainha deste lar, segue este ato de Consagração:

Coração Imaculado de Maria, Mãe do Coração de Jesus, Mãe e Rainha do nosso lar, em cumprimento do vosso ardente desejo, nós nos consagramos a Vós e Vos suplicamos que reineis em nossa família.

Reinai sobre cada um de nós e ensinai-nos como podemos fazer reinar e triunfar o Coração Sagrado de vosso divino Filho em nós e ao nosso redor, como reinou e triunfou em Vós e por Vós.

Reinai sobre nós, Mãe bem-amada, para que sejamos vossos tanto na prosperidade como na adversidade, na alegria como na aflição, na saúde como na doença, na vida como na morte. Coração tão compassivo de Maria, Rainha das Virgens, velai sobre nossas almas e sobre nossos corações e preservai-as da torrente do orgulho e da impureza pela qual Vós sofreis tão amargamente. Nós desejamos reparar os crimes tão numerosos cometidos contra Jesus e contra Vós.

E para que esta consagração seja verdadeiramente eficaz e duradoura, renovamos hoje aos vossos pés, ó Maria, as promessas do batismo. E, em meio desta aflição que padece nossa Mãe a Igreja e a sacode como a barca na pior das tempestades, nos obrigamos a professar sempre com valor as verdades da fé e a viver como verdadeiros católicos, defendendo a tradição no seu secular Magistério e trabalhando em particular pela restauração do Santo sacrifício da Missa.

Nós vos prometemos finalmente, ó gloriosa Mãe de Deus, consagrar todo o nosso coração ao serviço do vosso culto bendito, para pedir e assegurar, mediante o reinado do vosso Imaculado Coração, o reinado do Coração adorável do vosso Filho nas nossas almas e na de todos os homens, na nossa querida Pátria e em todo o mundo, assim na terra como no Céu. Aos Corações Sagrados de Jesus e de Maria, amor, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Reza-se ou se canta a Salve Rainha.

9. Bênção do Sacerdote

O Sacerdote dá a bênção a todos os presentes pela fórmula ritual.

Saudações mensais ao Coração de Maria

Todo mês, no dia do aniversário da data da Consagração, coloque a imagem ou quadro do Coração de Maria num lugar privilegiado, com flores e uma vela. Quando for possível, toda a família reunida reze as seguintes saudações:

1. Saúdo-vos, Coração santíssimo de Maria, com o coro dos Serafins, e vos suplico que me alcanceis um coração verdadeiramente grande para amar e servir a Deus e para fazer o bem a todos os homens. Ave Maria.

2. Saúdo-vos, puríssimo Coração de Maria, com os Querubins e vos rogo que me alcanceis uma caridade cheia de amabilidade. Ave Maria.

3. Saúdo-vos, perfeitíssimo Coração de Maria, com o coro dos Tronos, confiando que me obtereis a graça de ser compassivo de coração. Ave Maria.

4. Saúdo-vos, Coração amantíssimo de Maria, com o coro das Dominações, suplicando que me concedais o verdadeiro fervor. Ave Maria.

5. Saúdo-vos, Coração retíssimo de Maria, com o coro das Virtudes, esperando que me concedereis a pureza de coração. Ave Maria.

6. Saúdo-vos, Coração fidelíssimo de Maria, com o coro das Potestades, e vos rogo que me alcanceis a mansidão. Ave Maria.

7. Saúdo-vos, Coração clementíssimo de Maria, com o coro dos Principados, esperando que me ajudareis a ser humilde de coração. Ave Maria.

8. Saúdo-vos, Coração piedosíssimo de Maria, com o coro dos Arcanjos, confiando que me alcançareis a fortaleza para cumprir sempre a santa Lei de Deus. Ave Maria.

9. Saúdo-vos, Coração prudentíssimo de Maria, com o coro dos Anjos, suplicando que me alcanceis a paciência e a resignação nos trabalhos e sofrimentos. Ave Maria.

Renovação da Consagração da Família ao Sagrado Coração e ao Imaculado Coração de Maria

A cada ano, é um louvável e piedoso costume fazer a renovação solene da Entronização, à qual acompanha a consagração da família ao Imaculado Coração de Maria.

(Sem ser necessário, é louvável convidar o sacerdote para que conduza a renovação e dê a bênção à família ao final da cerimônia).

Breve oração de renovação que pode ser recitada mais frequentemente:

Dulcíssimo Salvador, ajoelhados humildemente aos Vossos pés, renovamos a consagração de nossa família ao Vosso Divino Coração. Sede hoje nosso Rei, temos em Vós inteira e total confiança. Que o Vosso Espírito impregne os nossos pensamentos, os nossos desejos, as nossas palavras e as nossas obras. Abençoai as nossas ações; tomai parte em nossos descansos, em nossas provações e em nossos trabalhos. Concedei-nos conhecer-Vos melhor, amar-Vos mais e Vos servir sem desfaceler. Que de um extremo ao outro da terra ressoe esta exclamação: “Que seja amado, bendito e glorificado hoje e sempre o Coração triunfante de Jesus!” Amém.

(200 dias de indulgência uma vez ao dia quando a família reunida recita esta oração; Cardeal Mercier. 16 de fevereiro de 1913)

Índice:

Ver todas as orações

Produtos recomendados:

Compartilhe as orações: