A imodéstia segundo a luz das Escrituras
Muitos padres não falam mais contra a imodéstia das modas, muitas pessoas, sobretudo as mais novas, ficam pensando que as exigências da modéstia são invenções dos padres tradicionalistas. Por isso, é necessário tratar deste assunto baseado na Sagrada Escritura, que é a palavra de Deus.
A Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério são as bases sólidas sobre as quais se funda a Igreja de Nosso Jesus Cristo. Se alguém não as aceita, então, vai se basear em que? No seu modo de pensar? Nas máximas do mundo? Mas quem age assim não é de Jesus Cristo.
Respondendo objeções de algumas mulheres:
Vestes é uma questão secundária, o que importa é o coração
Deus não pensou assim. Ele mesmo fez questão de cobrir Adão e Eva com túnicas depois que eles pecaram (cf. Gn 3, 21). Depois, na verdade, nós não dizemos que toda aquela que se veste de acordo com a virtude da modéstia tem forçosamente o coração bom e perfeito, e estará isenta de outras faltas. Em outras palavras, nós não queremos dizer que a modéstia seja tudo o que a pessoa deve ser, mas é uma das coisas necessárias para se agradar a Deus e até é uma das coisas pelas quais se pode conhecer a pessoa segundo declara a própria Bíblia no livro do Eclesiástico 19, 27:
“A veste do corpo, o riso dos dentes e o andar do homem, dão a conhecer o que ele é.”
A modéstia é exigida por Deus na Sagrada Escritura e é com a convicção de coração no sentido de agradar mais a Deus e com empenho de fazer sempre o que está mais de acordo com a Sua vontade, que a pessoa deve se vestir com modéstia. O que importa é o coração reto que procura fazer o que Deus manda.
Hoje, vestes que antes eram proibidas são permitidas e não impressionam mais
Diz a Bíblia Sagrada: “Os olhos não se fartam de ver” (cf. Ec 1, 8). É a concupiscência dos olhos de que faz menção o livro do profeta Ezequiel (cf. Ez 23, 14-16). Esta concupiscência dos olhos leva a pessoa a procurar ver sempre o pior. Assim, a veste desde que começa a ser menos decente, vai provocando desejos mais perversos. E a sensualidade embora encontrando o que deseja, nunca se satisfaz. Daí, de um lado, se compreende porque o mundo tende sempre a uma maior imodéstia nas modas. E, por outro lado, entende-se porque a Igreja sempre lutou por uma maior modéstia nos trajes.
O que nós estamos vendo é uma sociedade cada vez mais entregue aos pecados da carne. É o desprezo completo pelos mandamentos de Deus, que, no entanto, continuam e continuarão de pé. É o que diz o Salmo 111, 8:
Fiéis são todos os seus mandamentos, confirmados em todos os séculos, feitos em verdade e em equidade.
Antigamente exigia-se até mais do que o mínimo para impedir que as vestes fossem piorando sempre mais. E a medida que o progressismo foi dando liberdade, a coisa foi só piorando e vai piorar mais se todos os padres da Igreja não voltarem a combater a imodéstia como a Igreja sempre fez. Dizem que tudo é natural. Mas pelos frutos se conhece a árvore.
É muito difícil seguir as normas da modéstia e se impô-las vai ficar um número muito pequeno na Igreja
Quanto a ser difícil nós não negamos. Jesus mesmo dissera: “O reino dos céus padece violência e só os violentos é que o arrebatam” (cf. Mt 11, 12).
Quanto a ser um número pequeno o daqueles que seguem as normas da modéstia, nós devemos primeiramente observar que: se os padres progressistas, baseados na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja, ensinassem a modéstia, os fiéis se convenceriam melhor e o número seria maior embora continuasse a ser minoria em relação aos maus. Nosso Senhor Jesus Cristo disse: “Entrai pela porta estreita porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela. Quão estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida” (cf. Mt 7, 13-14). Compreende-se que o caminho do céu é estreito quando se pensa naquela palavra de São Paulo na epístola aos Gálatas 5, 24:
“Aqueles que são de Jesus Cristo crucificaram a sua carne com os seus vícios e concupiscências.”
A História Sagrada confirma o que acabamos de dizer sobre o pequeno número: quando Deus destruiu a humanidade pelo dilúvio só 8 pessoas se encontraram fiéis a Deus e se salvaram. O resto se entregou aos pecados da carne (cf. Gênesis capítulos 6 e 7). Quando Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra só 4 pessoas se salvaram porque só elas não tinham se contaminado pela impureza (cf. Gênesis capítulo 19).
Deus é pai e não vai exigir tanto sacrifício e nem vai castigar alguém por seguir a moda
Já vimos pela Sagrada Escritura, que Deus condena a moda que não seja conforme a decência. Vimos também na Bíblia Sagrada como Deus castigou várias vezes os homens por causa dos pecados da carne. E São Pedro diz que estes castigos foram para servir de exemplo aqueles que venham a viver também impiamente segundo a imunda concupiscência (cf. 2Pe 4-10). Vimos igualmente como aqueles que desejarem ser de Jesus Cristo têm que renunciar a si mesmos, aos seus vícios e concupiscências (cf. Gal. 5, 24).
Porque Deus é Pai bondoso e paciente nós não devemos ofendê-lo, mas pelo contrário, devemos procurar fazer a Sua vontade e segui-la. “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (cf. Jo 14, 15). “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (cf. Jo 15, 14).
Os que querem seguir esta mentalidade progressista (os que pensam que Deus é pai e não castiga ninguém; por isso podem fazer o que quiser) ouçam o que diz a Bíblia Sagrada em Eclesiástico 5, 2-9:
“Não te deixes ir na tua fortaleza após os maus desejos do teu coração. E não digas: que poder não tem sido o meu ou quem poderá sujeitar-me a dar-lhe conta das minhas ações? Porque Deus certamente se vingará delas. Não digas: eu pequei, e que mal me veio daí? Porque o Altíssimo, ainda que sofrido, é justiceiro. Não estejas sem temor da ofensa que te foi remetida, e não ajuntes pecados sobre pecados; E não digas: a misericórdia do Senhor é grande; ele se compadecerá da multidão de meus pecados. Porque a misericórdia e a ira estão na sua essência muito perto uma da outra, e ele olha para os pecadores na sua ira. Não tardes em te converter ao Senhor, e não o defiras de dia em dia; porque virá de improviso a sua ira, e no tempo da vingança te perderá.”
Também em Romanos 2, 3: “E tu, ó homem, que julgas aqueles que fazem tais coisas, e executas as mesmas, entendes que escaparás do juízo de Deus?”
Se a gente não seguir a moda, as pessoas do mundo irão zombar de nós
Não podemos ser do mundo porque a Sagrada Escritura diz a todas as classes de pessoas: “Não ameis ao mundo, nem ao que há no mundo. Se algum ama ao mundo, não há nele o amor do Pai; Porque tudo o que há no mundo é concupiscência da carne, e concupiscência dos olhos, e soberba da vida, a qual não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas o que faz a vontade de Deus, permanece eternamente.” (cf. 1Jo 2, 15-17).
O fato de o mundo zombar daqueles que seguem a Jesus, isto sempre existiu. Jesus mesmo disse: “Se o mundo vos aborrece, sabei que primeiro do que a vós me aborreceu ele a mim. Se vós fôsseis do mundo, amaria o mundo o que era seu; mas porque vós não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.” Em 2 Timóteo 3, 12:
E todos os que querem viver piamente em Jesus Cristo, padecerão perseguição.
Os Apóstolos pela pregação da fé, e os cristãos por permanecerem firmes nesta fé, foram objeto de zombarias e de toda espécie de sofrimentos (cf. Atos dos Apóstolos 17, 32-34; Hebreus 11, 36-40; 1 Pedro 4, 4). Medite, no entanto, o que Jesus Cristo diz: “Porque, que aproveita um homem se granjear todo o mundo; quando se perder a si mesmo, e se faz dano a si? Porque se alguém se envergonhar de mim, e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na sua majestade, e na de seu Pai e santos anjos.” (Lc 9, 25-26).
A Igreja não pode ficar parada no tempo e no espaço, tem que seguir o progresso, se adaptar aos novos tempos
Esta objeção faz parte da doutrina modernista hoje praticada pelos progressistas mas já condenada anteriormente por São Pio X. A Igreja deve levar os homens ao progresso no bem. Isto sim. Porque Jesus fez a Igreja para ser o sal da terra e a luz do mundo. Para a religião ser verdadeira e ter firmeza, a quem se deve seguir? A Jesus ou aos homens? É claro que se deve seguir a Jesus. Eis o que diz São Paulo aos Gálatas, 1, 10: “Porque enfim desejo eu por acaso ser agora aprovado dos homens ou de Deus? Ou é aos homens que eu pretendo agradar? Se agradasse ainda aos homens, não seria servo de Cristo.” Diz ainda a Sagrada Escritura: “Jesus Cristo era ontem e é hoje; o mesmo também será por todos os séculos. Não vos deixeis tirar do caminho por doutrinas várias e estranhas.” (Hb 13, 8-9).
Nossa Senhora revelou a Jacinta, vidente de Fátima:
“Os pecados que levam mais almas para o Inferno são os pecados da carne. Virão umas modas que vão ofender muito a Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com a moda. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo.
Os pecados do mundo são muito grandes. Se os homens soubessem o que é a eternidade, fariam de tudo para mudar de vida. Os homens perdem-se porque não pensam na morte de Nosso Senhor e não fazem penitência.
Muitos matrimônios não são bons, não agradam a Nosso Senhor e não são de Deus.”
Retirado e adaptado do texto “As vestes à luz da Bíblia Sagrada” do site da Fraternidade Sacerdotal São Pio X. Padre Elcio Murucci.
Categorias: Começando a ser modesta, Modéstia na Bíblia, Modéstia na prática, Perguntas e respostas
Tags: bíblia, escrituras, igreja, modéstia, normas
Produtos recomendados:
-
O Matrimônio Cristão
Aqui tocamos na intenção destas breves páginas: atingir os casais católicos e todos os que se preparam para se casar, motivando-os ao…
Aqui tocamos na intenção destas breves páginas: atingir os casais…
R$ 36,0026,00 -
Saia midi de nesgas azul…
Saia modesta midi de nesgas, cor azul claro com estampa de flores Está disponível em tamanho único.
Produto em tecido suplex,…
Saia modesta midi de nesgas, cor azul claro com estampa de flores…
R$ 65,0032,00 - Véu off-white oval Santa… Véu médio oval off-white para a Santa Missa, confeccionado com tule todo bordado, textura delicada e bom caimento.Barra do véu com… Véu médio oval off-white para a Santa Missa, confeccionado com tule… R$ 89,00
Publicado em: 14 de setembro de 2017.
Compartilhe este artigo: