Beato Germano José
A vida de Germano José é uma das mais encantadoras que há e, embora não se trate de um Santo canonizado, é uma prova eloquente do amor que Maria Santíssima vota aos meninos, que conservam puro o coração e lhe têm devoção filial. Germano José nasceu em Colônia, cidade antiga da Alemanha e célebre pelo espírito religioso que nela sempre reinou. O pai de Germano José era um dos cidadãos mais considerados e abastados de Colônia,…
Santa Gema Galgani
A angélica donzela Gema Galgani nasceu aos 12 de março de 1878 em Camigliano, pequeno povoado perto de Luca, Itália, de pais abastados e profundamente religiosos. Levaram sua filha recém-nascida à pia batismal no dia imediato. Por inspiração superior impuseram à criança o nome de Gema, pois joia preciosa da Igreja havia de ser nestes tempos de indiferentismo religioso e de relaxamento moral. Já na tenra infância deu prova de bom…
Santa Genoveva
Santa Genoveva, a gloriosa Virgem, célebre por seus milagres, nasceu em 422, em Nanterre próximo de Paris. Dos pais, Severo e Gerôncia, recebeu uma educação esmerada, fundamento sólido de sua futura santidade. Contava sete ou oito anos, quando por Nanterre passaram os dois Bispos Germano de Auxerre e Lupo de Troyes, em demanda da Inglaterra, país ainda pagão, onde iam dedicar-se à obra da propaganda da fé. Grande multidão de povo…
São Gabriel
S. Gabriel (homem, confidente de Deus) é um dos anjos que assistem diante de Deus (L. 1, 19). S. João Evangelista fala diversas vezes nos sete espíritos, nos sete anjos que viu em pé diante de Deus (Apoc. 1, 48, 2). Com razão S. Gabriel é chamado o anjo da Redenção, porque sua Missão, tanto no Antigo como no Novo Testamento, se relaciona com a vinda do Salvador. Ao profeta Daniel foi o Arcanjo Gabriel que lhe explicou a visão que teve…
São Germano
Filho do patrício Justiniano, Germano nasceu no sexto século. O pai morreu vítima da crueldade do imperador Constantino Progonato, que maltratou também a Germano. Vendo, porém, os merecimentos deste, compadeceu-se dele e deu-lhe uma colocação entre os clérigos da Catedral. De procedimento exemplar, era Germano um modelo de virtude, para todos que o conheciam. Pelo fim do sétimo século, foi elevado à Sé Episcopal de Cízico, no…
São Germano
Natural de Autun, na França, Germano viu a luz do mundo no século quinto. Este santo, modelo de Bispo católico, teve uma proteção extraordinária da Divina Providência, como demonstram vários fatos da sua vida. O seu nascimento é o primeiro nesta série. A mãe de Germano, por motivo que ignoramos, tentou contra a vida do fruto das suas entranhas e, uma vez nascida a criança, esta encontrou em sua avó (ou outros dizem ainda na própria…
São Gregório Nazianzeno
São Gregório, o "teólogo", um dos três grandes Capadócios, era natural de Nazianza, onde nasceu em 300, de uma família de Santos. O pai, Gregório, a mãe, Nona, os irmãos, Cesário e Gorgônia, figuram no catálogo dos Santos da Igreja. Vivendo em tal atmosfera, não é de admirar que também Gregório enveredasse pelo caminho da perfeição cristã. Moço ainda, teve um sonho extraordinário: "Parecia-me — disse ele — que via duas…
São Gregório VII
São Gregório é uma das figuras mais importantes da Igreja Católica, mas também poucos Pontífices têm sido perseguidos e caluniados como este defensor dos direitos da esposa de Cristo. Um historiador protestante, bastante imparcial e objetivo nas suas apreciações, diz desse Papa: "Gregório VII possuía a intrepidez de herói, a prudência de senador, o zelo de profeta e era, sem dúvida, o diplomata mais genial da idade média". O…
São Guido
São Guido nasceu em Casemare, perto de Ravena, de pais piedosos. A boa educação que recebera, desenvolveu-lhe ainda mais a já grande inclinação à virtude e vida religiosa. Tendo terminado os estudos, dirigiu-se a Roma, onde recebeu a tonsura e mais tarde as ordens maiores. Seguindo seu desejo, retirou-se à solidão, onde se confiou à direção espiritual de um santo eremita, chamado Martinho, Os progressos que o jovem eremita fazia na…
São Guilherme
Guilherme, nasceu em Paris, no ano de 1105, de família nobre e foi, criança ainda, confiado aos cuidados do primo Hugo, que era abade de St. Germain. Em tão boa escola, era natural que Guilherme, dotado de boa inteligência, fizesse rápidos progressos, não só nas ciências, como também na virtude. Tendo alcançado a idade canônica, foi recebido no cabido da Igreja de S. Pedro e S. Paulo, chamada também de Santa Genoveva. Infelizmente…