Santa Inês de Monte Pulciano
Inês de Monte Pulciano nasceu em 1277, filha de pais abastados da família dos Segni. Muito criança ainda, Inês manifestava uma grande inclinação à oração, de que todos se admiravam. Quando chegou o tempo de a menina aprender a rezar o Padre Nosso e a Ave Maria, era coisa muitas vezes observada, que ela se separava dos outros, se ajoelhava em um canto da sala e rezava estas orações. Se lhe perguntava o que fazia, a resposta era: "estou…
Santo Irêneo
Santo Ireneo, Bispo de Sírmio na Hungria, figura entre as numerosas vítimas da sanha cristófoba de Diocleciano. Das atas do seu martírio citamos o diálogo que houve entre ele e Probo, governador da Hungria, então chamada Panônia. "Obedece às leis divinas, que impõem a todos os homens adorarem os deuses", intimou Probo a Irêneo. Este respondeu, "Amaldiçoado aquele que presta homenagens aos deuses, em vez de rendê-las ao único Deus…
Santo Isidoro
Santo Isidoro, o mais insigne dos doutores da Igreja da Espanha, era natural de Cartagena e filho de pais ilustres e profundamente religiosos. O pai, Severiano, era prefeito de Cartagena; a mãe chamava-se Teodora. Os irmãos. Leandro, Bispo de Sevilha, Fulgéncio, Bispo de Cartagena e Florentina, recebem da Igreja as honras de Santos. Desde menino se dedicava ao serviço eclesiástico, ao estudo da religião e às práticas de piedade. Chamado…
Santo Isidro
De todas as ocupações, a mais necessária e mais útil é a do lavrador. Santificada já pelo exemplo dos patriarcas, oferece mil ocasiões de praticar as virtudes. O lavrador possui como os eremitas, todos os meios de salvação, sem, como eles, se retirar ao interior dos desertos. A vida de Santo Isidro é disto prova eloquente. Santo Isidro nasceu em Madrid. Os pais, pobres de fortuna, mas tanto mais ricos em virtude, comunicaram ao filho o…